sábado, outubro 17, 2009

Coffee Book (1)



Vou postar aqui algumas dicas de livros que já li e gostei. Aproveitando que adoro café e livros, tive a ideia de fazer uma brincadeira com a expressão inglesa "coffee break". Será uma espécie de "pausa para a leitura", mas se quiser aproveitar e beber um cafezinho também, fique à vontade. =)
A dica de leitura de hoje é "O Enigma de Sherazade", de Raymond Smullian (Jorge Zahar Editor). É uma paródia das "Mil e Uma noites" , na qual o leitor é transportado para um mundo de enigmas e charadas. Sherazade se vê em apuros com o sultão e para manter sua cabeça preservada, a cada noite o desafia a solucionar mirabolantes e engenhosos problemas matemáticos. Se você, assim como eu, não é lá muito chegado em matemática, não desanime. O livro estimula a curiosidade de forma interessante e divertida.

Aqui vai um trecho:

"Dois camelos estavam virados em direções opostas. Um estava voltado diretamente para o leste, e o outro diretamente para o oeste. Como podem olhar um para o outro sem andar, virar-se ou sequer mexer as cabeças?"
Esse é fácil, descobriu? =)

2 comentários:

Cecília disse...

Olá, Cristina. Tudo bem?
Sou a Cecília, da Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor.
Ficamos felizes que tenha gostado do livro. O autor Raymond Smullyan é um dos mais inventivos criadores de enigmas matemáticos dos últimos tempos. Ele também é autor de "Alice no país dos enigmas", que acredito que você também vai gostar. Segue a mesma linha do Sherazade.
Um abraço e espero podermos trocar outras dicas de leitura.

Cristina Danuta disse...

Oi Cecília! O "Alice no país dos enigmas" já está na minha lista de próximas aquisições. Vamos trocar dicas sim. Obrigada pela visita ao blog e volte sempre.
Abraços