Cumplicidade Silenciosa

22:20



Encontrei-o na volta para casa. Na verdade ele me encontrou. Era noite. Caía uma chuva fina e vez ou outra passava um transeunte pela rua.

Eu andava em passos rápidos com um guarda-chuva na mão quando me deparei com ele. Nunca o vi por ali. Será que estava perdido? - pensei. Seguia meu caminho quando, surpresa, noto que ele passara a me acompanhar. Achei engraçado. Deixei.  Caminhávamos lado a lado. Tentei falar com ele algumas vezes, mas ele só levantava a cabeça e me lançava um olhar sereno. Fiquei quieta. Entendi que naquele momento as palavras eram desnecessárias. Percebi, então, que havíamos feito um pacto: ele seria minha companhia aquela noite e eu a dele. Éramos dois estranhos. Dois cúmplices.

Por breves momentos ele se afastava. Alguma coisa chamava sua atenção. Averiguava alguns sacos de lixo deixados no meio fio. Não ia muito longe. Logo voltava a me fazer companhia novamente. Ora ele andava pela minha direita, ora pela esquerda. Naqueles breves minutos partilhamos a solidão e a companhia um do outro. Me senti protegida, embora nunca nos víssemos antes e, provavelmente, não nos veríamos depois. Eu olhava-o em silêncio e com curiosidade - não parecia viver pelas ruas. Tinha boa aparência - pensava. E assim, numa cumplicidade silenciosa compartilhamos a extensão da rua quase deserta juntos.

Chegando em frente de casa estendi a mão para me despedir. A princípio ele se assustou, mas percebeu que eu não queria  lhe fazer mal. Passei minha mão por sua cabeça num gesto de agradecimento. Seu pelo escuro era macio. Abri o portão e entrei. Caminhava em direção à porta de casa quando olhei para trás. Vi seu rosto me olhando pelas grades do portão. Ficamos por alguns segundos assim. Talvez esperasse um convite para entrar. Talvez quisesse ter a certeza de que eu estaria bem. Senti uma enorme vontade de convidá-lo, mas não podia. Por fim, ele seguiu seu caminho e eu entrei em casa.

Penso que muitas vezes Deus nos faz companhia de um modo maravilhoso e nós nem percebemos.

You Might Also Like

2 comentários

Seguidores

Follow by Email