domingo, maio 30, 2010

Coisas de quem (e para quem) gosta de ler



Arquivo pessoal

Não sou jornalista, escritora de renome ou editora. Tampouco trabalhei em uma (uma pena. Vou confessar: Já quis fazer produção editorial. Sou uma editora frustrada), mas na qualidade de leitora voraz há alguns anos na estrada e traça de livrarias, aprendi algumas coisas e adquiri pequenas manias, que gostaria de compartilhar com todos que, assim como eu, são apaixonados pela leitura:


1 - Sempre leio mais de um livro por mês. Separo horários específicos para ler cada um: acordo mais cedo e/ou leio antes de dormir, leio no ônibus, no metrô, antes ou depois do almoço. A velha desculpa “não tenho tempo para ler” é esfarrapada. Quem realmente quer (e isso vale para tudo na vida), arruma tempo.


2 - Costumo sublinhar frases e trechos que mais me chamaram a atenção. Geralmente utilizo lapizeira, nunca caneta ou marcador de texto. Mania. Além de, na minha opinião, enfeiar o livro, se eu quiser apagar algo, não poderei (embora nunca tenha apagado nada do que sublinhei em nenhum dos meus livros).

3 - Também tenho o costume de datar e assinar cada livro que adquiro. Não tenho ciúmes dos amigos, mas tenho dos meus livros (é meu e ninguém tasca, entendeu?).

4 - Mania? Cheirar os livros. (eu sei. É uma mania bem esquisita). Novo ou velho. Cada um tem o seu perfume específico. Deu mole e lá estou, dando um cafungada no cangote do “bicho”. Qualquer dia ainda serei capaz de descobrir os diferentes tipos de papel e a gramatura de cada um só pelo cheiro. A gente também lê com o olfato, sabia?


5 - Não julgue um livro pela capa. Leia a contracapa, a sinopse, se possível folheie-o. Assim, você terá uma ideia do que irá encontrar nas outras páginas.


6 - Veja quem é o autor, o que ele já publicou e qual é a editora que o está publicando.


7 - Não julgue um livro pela editora. Não é porque você já leu algum livro da editora x e não gostou, que os outros títulos que ela publicar serão ruins. E também não é porque uma editora é nova no mercado ou desconhecida do grande público, que não publicará bons livros. Dê uma chance ao novo. Você poderá ter boas surpresas.

8 - Vez ou outra esqueça as livrarias e visite sebos. Se não souber onde fica o sebo mais próximo, procure na Estante Virtual. Lá tem os endereços dos melhores sebos do país. Existem títulos que você não encontrará em nenhuma livraria. Quer um exemplo? Uma vez adquiri metade da coleção de uma enciclopédia judaica em um sebo. Foi um achado. Me ajudou muito na época em que fazia seminário. Nunca as encontraria numa livraria (Quem sabe, um dia, ainda completo a coleção...).


9 - Sugestão de livros? Veja as indicações dos amigos, das pessoas que tem o gosto parecido com o seu e dê uma olhada na listagem de livros recomendados pelas pessoas que você admira.

10 - Não leia somente as indicações dos amigos, das pessoas que tem o gosto parecido com o seu ou os livros que estão na listagem das pessoas que você admira. Acredite, sempre tem algum livro muito bacana que nenhum deles leu ainda. Leia-o você e , se puder, repasse a dica para eles também.

11 - Fique de olho nos lançamentos das editoras e nas publicações dos seus autores preferidos.

12 - Não fique de olho somente nas publicações de seus autores preferidos. Abra espaço para os novos autores. Como no caso das novas editoras, você poderá se surpreender (tenha sempre em mente o item 5).

Para finalizar, eu participo e sou uma das colaboradoras de um blog muito bacana que dá dicas de livros, trechos, notícias sobre o mundo da leitura e muito mais. O blog é o Livros só mudam pessoas , idealizado pelo blogueiro e jornalista Sérgio Pavarini, do PavaBlog. Interessando é só dar uma passadinha lá. E se você quiser participar do ranking de leitura, ainda pode concorrer a sorteio de livros. Para participar é so mandar um email para livrosepessoas@gmail.com com a lista de livros que você leu esse ano e o número de páginas.

Se alguém tiver sugestão de algum livro legal, me passa.

Boas leituras, ou melhor, divirtam-se!

10 comentários:

Mari disse...

Oi Cris...
Legal seu post.
AMiga temos algumas manias bem parecidas.
Não consigo ler se não sublinhar aquilo que me toca.
Sou viciada em leitura...e sempre, sempre tenho tempo para ler.
Boa semana
Beijos

Teresa Cristina disse...

Cris,

Gostei muito do seu texto.
Do conteudo.
Da maneira como vc organizou suas ideias (super-didatica...)
Das dicas dos blogs.

Concordo com vc, nao ha' desculpa se vc realmente gosta de ler.
Um beijo e boa semana

Alma Inquieta disse...

Olá Cris!

Parabéns pelo blog e pelo texto.

Engraçado como me revejo em algumas das tuas manias..., assino sempre os meus livros e coloco a data também e meus amigos quando me oferecem livros, já sabem que tem que ter dedicatória.
E tens toda a razão..., falta de tempo é uma falsa desculpa!
Eu adoro ler e arranjo sempre tempo!
Oxalá se me visitas o meu blog também te agrade.

Um beijo desde Portugal:

serpai disse...

Olá Cris!

Não és jornalista, mas escreves muito bem e organizas muito bem as ideias.

Tal como tu, eu adoro ler e concordo contigo.
Quando queremos, não só na leitura, arrumamos tempo..., assim tenhamos vontade.

Se passares pelo meu blog, me encantaria que te agradasse tanto como me agradou o teu.

O meu blog, além do espanhol, também se escreve em português.

Sergio (Argentina).

Cristina Danuta disse...

Oi Mari e Teresa,

E vocês não sabem, mas estou adquirindo uma nova mania: fazer anotações nas beiradas das páginas. leio algo, a ideia desponta na cabeça e faço a anotação ali mesmo. rs


Beijão pra vocês, queridas.

Cristina Danuta disse...

Alma inquieta? Gostei. Acho que somos duas rs

É legal compartilhar essas pequenas manias e coisinhas do dia a dia, porque a gente acaba se vendo um pouco no outro também.

Já estou te seguindo.

Você mora ou nasceu em Portugal? Se algum dia puder, gostaria de visitar essas bandas. Tem lindas paisagens e a história também é linda. Ainda mais porque sou descendente de portugueses duplamente: por parte de pai e mãe. =)

Beijos e volte sempre que quiser.

Cristina Danuta disse...

Oi Sérgio,

seja bem-vindo. =)

Obrigada pelos elogios. Também estou te seguindo. Adoro espanhol, embora ainda esteja nos planos aprender esta língua. O sangue espanhol também corre nas veias, mas por parte de pai. =)

Mora na Argentina ou és hermano? rs
Outro lugar que tenho uma enorme vontade de conhecer. Mas antes já espero ter aprendido a dançar tango!(lindo)

Volte quando quiser.

Beijos,ou melhor, besos.

serpai disse...

Olá..., soy argentino!

Sabes...? O meu blog conta já com um ano...! E para a ocasião escrevi algo que também é para ti... e, de passagem, podes ver que há um selo que podes levar, se assim o quiseres... Pois, como o seu nome indica, serve para "selar" este vínculo que nos uniu neste tempo transcorrido..., isso me encantaria..., e faria completo este festejo e a minha alegria...!
Ou se não..., ofereço-te uma flor de Ceibo que é a flor do meu país: Argentina.

Obrigado pela tua presença...!

Cumprimentos,

SERGIO.

AC disse...

Os amantes dos livros são assim: tratam os seus objectos de culto com carinho, são ciosos da sua presença, identificam-nos pelo cheiro...
Gostei de ler!

Bjs

Cristina Danuta disse...

Oi AC.

Somos um bando de loucos apaixonados. No melhor sentido das palavras louco e apaixonado. =)

Toda vez que entro em uma livraria é como se entrasse em um santuário. rs

Bjs e volte quando quiseres.