Por que valeria a pena?

22:55


Foto de Carlo Moscateli

"O homem já estava pegando as chaves do carro (a mulher tinha saído para levar as crianças à escola) quando tocaram a campainha.

Vagamente irritado, pois já se atrasara bastante, ele abre a porta:

- Sim?

O rapaz alto e estranho, andrógino, belo e feio, alto e baixo, negro e louro, faz um sinalzinho dobrando o indicador:

- Vim buscar você.

Não era preciso explicar, o homem entendeu na hora: o Anjo da Morte estava ali, e não havia como escapar. Mas, acostumado a negociações, mesmo perturbado ele rapidamente pensou que era cedo, cedo demais, e tentou argumentar:

- Mas, como, o quê? Agora, assim sem aviso sem nada? Nem um prazo decente?

O Anjo sorri, um sorriso bondoso e perverso, suspira e diz:

- Mas ninguém tem a originalidade de me receber com simpatia neste mundo, ninguém nunca está preparado? Está certo que você só tem 40 anos, mas mesmo os de 80 se recusam...

O homem agarrou mais firme as chaves do carro, que afinal encontrara no bolso do paletó, e insistiu:

- Vem cá, me dá uma chance.

O Anjo teve pena, aquele grandalhão estava realmente  apavorado. Ah, os humanos... Então teve um acesso de bondade e concedeu:

- Tudo bem. Eu te dou uma chance, se você me der três boas razões para não vir comigo desta vez.

(Passava um brilho malicioso nos olhos azuis e negros daquele Anjo?)

O homem aprumou-se, claro, ele sabia que ia dar certo, sempre fora bom negociador. Mas quando abria a boca para começar sua ladainha de razões, muito mais que três, ah sim, o Anjo ergueu um dedo imperioso:

- Espera aí. Três boas razões, mas... *não vale dizer que seus negócios precisam ser organizados, sua família não está garantida, sua mulher nem sabe assinar cheque, seus filhos nada sabem da realidade. O que interessa é você, você mesmo. Por que valeria a pena ainda te deixar por aqui algum tempo?"

* Se você for mulher, pode substituir os prováveis argumentos do homem por:" porque meu marido e meus filhos precisam de mim, quem vai cuidar da casa..."

Texto extraído de Perdas e Ganhos, de Lya Luft.

You Might Also Like

0 comentários

Seguidores

Follow by Email