Homenagem ao Dia do Mestre

22:55

Foto de Antônio Manuel Pinto da Silva


Refletindo sobre o ato de aprender

de Paulo Freire



Aprender não é acumular certezas

Nem estar fechado em respostas

Aprender é incorporar a dúvida

E estar aberto a múltiplos encontros

Aprender não é dar por consumada uma busca

Aprender não é ter aprendido

Aprender não é nunca um verbo do passado

Aprender não é um ato findo

Aprender é um exercício constante de renovação

Aprender é sentir-se humildemente sabedor de seus limites, mas com a coragem de não recuar  diante dos desafios

Aprender é debruçar-se com curiosidade sobre a realidade

É reinventá-la com soltura dentro de si

Aprender é conceder lugar a tudo e a todos
E recriar o próprio espaço

Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado

É descobrir de repente uma pequena flor inesperada

É aprender também novos rumos onde parecia morrer a esperança

Aprender é construir e reconstruir pacientemente

Uma obra que não será definitiva porque o humano é transitório

Aprender não é conquistar nem apoderar-se mas peregrinar

Aprender é estar sempre caminhando, não é reter mas comungar. Tem que ser um ato de amor para não ser um ato vazio.

Vi no Blog do Noblat
 
 
Primeiro dia de aula. Ela me viu acanhada e cheia de incertezas. Guardo suas palavras no coração. Em suas aulas, sentia como se ela me desse a mão e me ensinasse a caminhar com meus próprios pés. Me ensinou a não acreditar em tudo o que me diziam e, pasmei quando ela falou isso, disse para questioná-la quando fosse preciso - "não, não acreditem só porque sou eu que estou falando. Aprendam a refletir, a pensar, a questionar, até mesmo eu" -  Ganhou a minha admiração na hora e o desejo de, se Deus me der essa graça, ser um pouquinho como ela. Acho que ela não faz a menor ideia de como suas aulas foram como chaves-mestra na minha vida. A cada aula uma porta a se abrir, um mundo a descobrir, uma tranca a se quebrar... professora Rose, nunca vou me esquecer de suas aulas e nem de você. Te guardo no lado esquerdo do peito, dentro do coração...

You Might Also Like

2 comentários

Seguidores

Follow by Email