sábado, novembro 27, 2010

A menina e a concha

A Concha - Adolphe William Bouguereau

 
Era uma bela manhã de sol e os raios de luz entravam pela janela até cobrirem como um grande véu parte do chão coberto de tacos de madeira. A menina estava cheia de alegria. Esperara até que o quarto estivesse vazio. O alvo de sua cobiça morava na penteadeira, em meio a porta-jóias e vidros de perfume: uma grande concha do mar, trazida não se sabe por quem e nem se sabia ao certo de onde.



A primeira vez que vira aquele objeto foi um espanto. Já havia visto outras conchas diferentes, menores, quando ia à praia com as primas. Mas igual àquela nunca! Ficara fascinada por ela desde então.



Quase todos os dias, sem que ninguém soubesse; pois criança é desajeitada e podia deixar a concha cair, como sempre pensam os adultos; ela ia até aquele quarto onde já parecia ficar a sua espera a grande concha. Que surpresa teve na primeira vez que a colocou junto ao ouvido! Sim, era o som das ondas do mar, mas não entendia como poderia ser aquilo. O mar ficava tão longe...



Imaginou, então, que a concha seria habitada por pequenos seres marinhos que compunham uma imensa orquestra sinfônica oceânica! Ficava admirada de como eles conseguiam reproduzir com perfeição a melodia de sua casa. Sabiam todas as notas de cor! Se ela fechasse os olhos, podia se ver transportada imediatamente para a beira do mar, sentir o calor do sol e até mesmo ouvir algumas gaivotas sobrevoando o céu azul. Colocava a concha recostada ao ouvido e com os olhos fechados ficava assim durante algum tempo ouvindo a música do mar. Que delícia era aquilo!



Acho que eles a tocam porque sentem saudades do mar, sua casa - pensava ela. Ao tocarem a melodia, é como se se sentissem em casa novamente, no fundo do oceano, e a saudade já não era tanta. Assim, durante um bom tempo, a menina e a grande concha com seus pequenos músicos marinhos compartilharam de sua solidão e da saudade que sentiam de casa.



“Toda alma é uma música que toca” Rubem Alves

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Para aqueles que, assim como eu, um dia já ficaram curiosos em saber por que as conchas reproduzem o som do mar, tem uma boa explicação aqui.

Nenhum comentário: