Não desejo um próspero ano novo a você

12:45



Daqui a algumas horas um novo ano se iniciará. Você já reparou que todo ano desejamos as mesmas coisas para as pessoas? Sempre fazemos aqueles votos de felicidades, que tudo corra bem, que o ano seguinte seja melhor do que o anterior. Vislumbramos e desejamos um ano sem problemas e na mais pura felicidade. Afinal, o ano que passou já foi tão difícil em muitos aspectos. Desejar tudo isso é uma coisa boa, mas se cria a ilusão de que existe algo mágico em toda mudança de ano. Não há. Não existem acontecimentos mágicos na virada de ano. Até porque certas partes do planeta comemoram essa data em ocasiões diferentes.


 
Vou te contar um segredo: Quer resultados diferentes? Aja de forma diferente da que você tem agido. Nada cai do céu. Conhece aquela frase “quem sabe faz a hora não espera acontecer”? Pois é, faça acontecer na sua vida. Não espere por algo sobrenatural  como quem fica à espera de encontrar o gênio da lâmpada disposto a realizar três desejos seus.



Não desejo um próspero ano novo a você. Mas se por acaso encontrasse o gênio da lâmpada, faria a ele três pedidos para serem realizados na sua vida. Eis o meu desejo a você: desejo que neste novo ano  você tenha muitos problemas, que nem todos os seus projetos se realizem e que você não seja feliz todo o tempo. Não, eu não estou de mau humor. Só queria compartilhar com você algo que tenho aprendido faz algum tempo.



1) Desejar não ter problemas na vida é desejar viver uma ilusão. A vida é feita de problemas, e eles estão aí para serem resolvidos. É diante do enfrentamento dos problemas que temos a oportunidade de amadurecer. Já viu crianças terem problemas para serem resolvidos? Essa é a fase da vida que somos imaturos e só desejamos brincar e nos divertir. E é assim que ela deve ser vivida. E como era bom! Mas já passou.



Já reparou naquelas pessoas, já adultas, que são extremamente imaturas e sempre fogem de responsabilidades? Provavelmente elas tiveram alguém (pai, mãe, namorada(o), etc) que sempre resolveram seus “pepinos” na hora do aperto. Não amadureceram. E enquanto tiverem alguém que sempre resolva os seus problemas, nunca vão amadurecer. “Quando era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas de menino.” O apóstolo Paulo sabia das coisas.



2) Não é necessariamente ruim que alguns dos seus projetos não se realizem. Pelo menos não ainda. Por quê? Nem sempre o momento é oportuno. Fatores? É preciso um amadurecimento maior da idéia, de você mesmo, a presente situação é desfavorável, etc, etc, etc. Há ainda que se pensar se não há algum projeto que deva ser levado a cabo antes (para o bem e sucesso) daquele. Exemplo: Você deseja fazer aquela tão sonhada faculdade de cinema. Não largue tudo (trabalho, carreira) para realizar esse sonho. Não ainda. Espere o momento certo. Afinal, você pode até dar um belo adios para o chato do seu patrão, mas depois não vai ter como arcar com os custos da faculdade (livros, mensalidade, etc).



Reorganize seus horários, se estabilize financeiramente. Se julgar necessário, mude de emprego. Mas não faça nada precipitadamente. A faculdade não vai fugir. Estará lá esperando por você.



3) Desejo que você não seja feliz todo o tempo simplesmente porque não é possível ser feliz todo o tempo. Isso é uma ilusão. E se isso fosse possível desconfio de que seria uma chatice. Viver num eterno comercial de margarina? Para com isso. Aparentar viver bem e feliz todo o tempo, além de te fazer um mentiroso, te afasta das pessoas. Tem gente que não consegue se abrir com certas pessoas porque sabe que vai ser logo reprovado (e quem sabe até humilhado). Como se o fato de passar por dificuldades na vida fosse pecado. “O que nos humaniza é o fracasso”, já diria o filósofo Luiz Felipe Pondé.



Já conheci, e ainda conheço, pessoas que vivem aparentando para os outros que sempre vai tudo bem com elas. A vida é feita de momentos de alegria e momentos difíceis. É assim pra todo mundo. Pessoas assim perdem a enorme oportunidade de fazerem bem aos outros, seja com uma palavra de carinho, um ombro amigo, um ouvido atento. Acabam ficando solitárias em seu mundo de perfeição. Não quero que você se torne uma delas.


Enfim, não espere um novo ano para recomeçar aquilo que precisa. Recomece em qualquer época do ano. Se permita rever seus conceitos e caminhos sempre que você julgar necessário.


Dito tudo isso, agora sim posso lhe desejar um Feliz Ano Novo!

You Might Also Like

2 comentários

Seguidores

Follow by Email